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PROJETO AUTODIDATA

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PIX: ccastudio@projetoautodidata.com.br

PROJETO AUTODIDATA

O Projeto Autodidata é uma plataforma educacional, que combina aprendizado interativo com auto avaliação, incentivando a autonomia das crianças em leitura e matemática. O sistema é lúdico e dinâmico, com níveis de progressão, uso de jogos para reforçar habilidades cognitivas e motoras, além de promover a curiosidade e o raciocínio lógico. Ideal para quem deseja uma educação personalizada, criativa e divertida. O ensino via computador é imparcial e eficiente, pois repete incansavelmente as instruções com precisão e sem emoção, sem se irritar ou variar o tom, garantindo respostas corretas e consistentes a cada interação.

O OBJETIVO DO PROJETO AUTODIDATA É ESTIMULAR AS CRIANÇAS DESDE CEDO, AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM AUTÔNOMA.

A ideia é instruir adequadamente o aluno, para que ele possa ser capaz de navegar nas alternativas dos programas como preferir.

O Projeto Autodidata, pode ser uma alternativa para a alfabetização tanto de crianças como de adultos, pois todos os programas do Projeto Autodidata são personalizáveis, podendo ser editados ou modificados, permitindo a adaptação para qualquer conteúdo e idioma. Para aqueles que desejam explorar essas possibilidades, entrar em contato conosco através do email: ccastudio@projetoautodidata.com.br.

Os programas do Projeto Autodidata são divididos em 3 níveis, matemática e jogos:

Nível 1: No nível 1 é estudado as vogais e posteriormente as consoantes na forma de sílabas, e os números de 1 a 20. Cada programa deve ser estudado separadamente, para desenvolver no aluno, a coordenação motora, e as habilidades de como utilizar os programas adequadamente, a princípio unicamente com o mouse. Nesse nível já começam os desafios, onde deve ser aberto o programa de instrução da vogal ou sílaba específica, juntamente com o programa de aferição, onde o aluno é desfiado a uma auto avaliação dos seus conhecimentos de maneira lúdica, onde ele pode aprender errando. O objetivo principal e mais importante, é que cada aluno tenha autonomia para decidir quantas vezes repetir cada lição. Acreditamos que a habilidade é consequência da repetição e do interesse.

Nível 2: No nível 2, com as habilidades mais desenvolvidas, e um melhor entendimento do funcionamento dos programas, passamos para um reforço do estudo das sílabas, números de 10 a 100, e o processo de auto avaliação se torna um pouco mais sofisticado, onde o aluno tem a possibilidade de escolher a sílaba que quer estudar, escutar a sílaba, repetir, gravar e escutar a gravação. Ele pode gravar e comparar a sua leitura com a do professor. Nesta fase é inserido as sílabas em maiúsculas e minúsculas.

Nível 3: No nível 3 são inseridas palavras e frases, além dos programas que tratam de assuntos complementares. Nesse nível já deve ser possível introduzir todos os programas de matemática, para que o aluno possa vivenciar a autoaprendizagem de maneira plena.

Jogos: Os jogos devem ser inseridos em todos os níveis, para que possa além de acelerar a coordenação, servir como um relaxamento muito importante para fixar os conhecimentos. De acordo com a sensibilidade do instrutor, os jogos também podem ser inseridos a qualquer momento, como uma recompensa pelo foco, atenção e interesse.

Matemática: Fica a critério de cada orientador inserir os programas de matemática quando acharem conveniente a cada estágio de aprendizagem do aluno.

Todos os programas foram submetidos a validação empírica junto a alunos com perfis diversos de dificuldades e de aprendizagem. A partir dessa aplicação, os programas foram organizados de forma sequencial, estruturando uma ordenação didática que permite aos orientadores compreender, de forma intuitiva, a metodologia e os princípios educacionais que fundamentam o Projeto Autodidata.

Me permitam compartilhar uma experiência que tivemos com um aluno de 5 anos com dificuldade de aprendizagem e baixa coordenação motora. A orientadora apresentou o programa das Vogais, vogais essas que ele já tivera contato na Escola, é importante dizer que ele nunca havia usado o mouse. Ao terminar as explicações do funcionamento do programa, e do funcionamento do mouse, ele olhou para a orientadora e disse: “ Vai sentar no seu computador”, computador esse que estava na mesa ao lado. Ele ficou tentando se ajeitar com o mouse e tentando clicar para interagir com o programa, quando conseguiu a primeira interação ele abriu um sorriso, caiu para trás na cadeira repetindo a letra que aparecia na tela. Recebemos um feedback da professora dele, que perguntou se ele queria ajuda em uma tarefa na Escola ele disse que ia fazer sozinho. Outro menino que tinha dificuldade de se concentrar, quando arguido pela orientadora, respondia qualquer coisa, ao ser apresentado ao programa jogo de palavras, ele respondeu como sempre qualquer coisa, qual não foi o seu espanto quando o programa respondeu “errou”, ele mudou totalmente de atitude, muitas vezes clicando em “REPETIR”, tentando não errar e receber “parabéns”. Essas experiências dentre muitas outras, nos estimulou a criar o Projeto Autodidata.

PARA ACESSAR TODOS OS PROGRMAS E OS VÍDEOS AUTO EXPLICATIVOS DOS PROGRAMAS, SELECIONE: Nível1, Nível2, Nível3, Matemática ou Jogos, como também para fazer download dos programas. Todos os programas são para Windows de 64 bits.

CASO PREFIRA FAZER DOWNLOAD DE TODOS OS PROGRAMAS DO PROJETO AUTODIDATA DE UMA VEZ, ACESSE ABAIXO O LINK: ***Todos os programas do PROJETO AUTODIDATA zipados. DESCOMPACTE PARA ACESSAR OS PROGRAMAS.***

Optamos por numerar os programas para facilitar a sequência que acreditamos ser a mais adequada para seguir a evolução dos alunos, e também para que na hora de fazer downloads dos programas de outros níveis, fique mais fácil a localização e a sequência na pasta de Downloads do seu computador. Ao se familiarizar com os programas, cada orientador decide o que apresentar a cada aluno de acordo com a sua evolução.

TODOS OS PROGRAMAS DO PROJETO AUTODIDATA SÃO DISPONIBILIZADOS DE FORMA GRATUITA. PARA QUE TODOS POSSAM UTILIZAR E COMPARTILHAR DE FORMA SEGURA, CLIQUE ABAIXO NO LINK ➤ Clique aqui para solicitar a senha automaticamente, PARA SOLICITAR SUA SENHA AUTOMÁTICAMENTE OU SOLICITE VIA EMAIL: ccastudio@projetoautodidata.com.br, ISSO GARANTE A INTEGRIDADE E AUTENTICIDADE DOS PROGRAMAS.

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O PROJETO AUTODIDATA TEM DISPONIBILIZADO 142 PROGRAMAS, CONFORME NOVOS PROGRAMAS FOREM SENDO DESENVOLVIDOS E TESTADOS ADEQUADAMENTE, SERÃO DISPONIBILIZADOS AOS USUÁRIOS CADASTRADOS.

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O VÍDEO ACIMA É UMA APRESENTAÇÃO RESUMIDA DO PROJETO AUTODIATA. ==============================================================================================

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